5 dicas de decoração para enfrentar o calor!

Temperaturas subindo e o Verão, programado para 21 de dezembro, ainda nem começou. Pensando nisso, a Moldurarte Galeria separou algumas ideias que vão ajudar moradores e visitas a conviverem melhor com o calor dos próximos meses sem ter que viver 24 horas por dia sob ar-condicionado:

1) Tenha plantas nos ambientes abertos da casa
Árvores e plantas de médio e grande porte geram sombra e ajudam a reduzir a temperatura ambiente. Além disso, a respiração das plantas consome carbono e libera oxigênio durante o dia, contribuindo para ambientes menos sufocantes. À noite, porém, o processo é inverso. A dica é manter as plantas sempre em ambientes abertos, até para que possam ter acesso à quantidade de luz solar que necesssitam para viver.

2) Prefira móveis de materiais orgânicos
Móveis feitos com materiais naturais (madeira, vime, sizal, entre outros) conduzem menos calor que os de metal e tem menos acolchoados, diminuindo o aquecimento do corpo de quem os utiliza.

3) Deixe o ar circular 
Valorize as janelas na hora de construir e, depois, mantenha-as abertas enquanto estiver em casa. Se os pernilongos incomodarem, recorra a uma tela. Poucos móveis também ajudam a melhorar a circulação do ar dentro dos ambientes, por isso não exagere na hora de compor a decoração.


Nesta varanda criada pela decoradora Zilda Mansano, a lateral é toda aberta para receber luz e ar naturais. Foram utilizados móveis em madeira e fibra com diferentes alturas para assegurar uma boa circulação do ar. A parede em cor creme e a planta complementam a ideia de ambiente leve, que ganhou um frescor extra com os quadros de árvores e molduras rústicas.

4) Use tons claros, mas não abuse do branco
É uma questão de física. Tons mais escuros retém mais calor e os brancos refletem a luz. O resultado é o aquecimento de todo ou parte do ambiente. Para um conforto térmico maior, prefira cores claras e evite ambientes 100% brancos.

5) Invista em estampas de fauna e flora
A mente humana gosta de pregar peças. E a sensação de frescor que temos em um jardim ou em uma floresta sempre vem à tona quando vemos imagens ou cores que nos lembrem esses lugares. Mas fique atento: usar apenas as imagens não vai deixar um ambiente abafado, escuro e acolchoado gelado. As gravuras e estampas de flores, plantas e bichos ajudam a reforçar o bem-estar que outras iniciativas de decoração provocam e devem ser usadas para alegrar os espaços, sem causar poluição visual por excesso.

Plantas podem causar alergia e liberam gás carbônico à noite, hora em que a maioria das pessoas costuma estar no quarto e dormir, por isso é bom evitá-las neste tipo de ambiente. Mas podem ajudar e estar presentes de outra forma.
Para manter a leveza e evitar o abafamento, a decorador Zilda Mansano usou neste quarto de casal estampas com flores no jogo de cama e nos quadros. O complemento ficou por conta da parede em cor creme e pela luz natural vinda da sacada e contida apenas por cortinas brancas muito leves.

Comentários

Postagens mais visitadas