Como proteger obras de arte

Quadros ajudam a preservar sua história e se você tiver alguns cuidados básicos com sua moldura, esses relatos podem durar muitos anos a mais.

conservation frame é um conceito utilizado por galeristas e museólogos de todo mundo que estimula a conservação de quadros a partir do uso de materiais que previnem danos às peças em exposição constante. Assim, as obras de arte não precisam ficar guardadas para estarem protegidas.

O perfeito estado de conservação interfere no valor de mercado das obras - quanto menos marcas nas peças, mais próximas do original e, portanto, mais valorizadas.

Por isso, a Moldurarte Galeria, que é parceira de diversos institutos, museus e galerias de arte e já emoldurou obras de artistas como Massao Yamamoto e Candido Portinari, fez um lista de dicas para adquirir uma moldura com acabamento à altura de suas obras:


1) Use apenas fitas adesivas com PH neutro. Fitas adesivas comuns podem estragar a madeira e a obra, especialmente aquelas feitas sobre papel.

2) O passe-partout e o fundo também devem ser feitos com cartão de PH neutro.

3) A obra não deve ter contato direto com papelão, madeira ou eucatex, que podem manchar o material.  Solicite o fechamento com materiais ecologicamente corretos e com PH neutro, como o foam board, que é mais leve e eficiente, e nunca deixe a obra diretamente apoiada na moldura.

Detalhe de tela corroída pelo tempo 

Fita neutra, passe-partout verde e foam-board branco:
peças sem acidez e que, por isso, previnem danos às obras

4) Procure sempre uma molduraria profissional e qualificada para emoldurar ou dar manutenção a sua obra. Nunca tente intervenções ou restaurações caseiras, pois a abertura inadequada ou fechamento errado do quadro pode amassar, rasgar ou deixar a obra em contato com poeira e umidade, causando danos irreversíveis.

Procure sempre um bom moldureiro na hora de enquadrar sua obra de arte.
Na imagem, detalhe de ilustração  de molduraria disponível na Moldurarte.





Comentários

Postagens mais visitadas