Brasil teve a exposição mais vista do mundo em 2011

A exposição "O mundo mágico de Escher", realizada ano passado no Centro Cultural Banco (CCB) do Brasil do Rio de Janeiro, ficou em primeiro no ranking de exposições mais visitadas do mundo!


"O Mundo Mágico de Escher", Centro Cultural Banco do Brasil, 2011
Foto: Divulgação
A lista é divulgada todos os anos pelo jornal británico The Art Newspaper* e tem como base os dados oficiais registrados em cada evento. De acordo com a publicação, a média de visitas por dia da mostra brasileira sobre Escher foi de 9.677 pessoas e um público total de 573,691, o que lhe rendeu o primeiro lugar no Top 20 de Exposições.

O CCB do Rio também colocou outras duas exposições no Top 20: Mariko Mori: Oneness (7º lugar com público de 538,328) e Laurie Anderson (9º lugar com 535,929 pessoas). A exposição de Escher ocorreu ainda no CCB São Paulo, onde também conquistou seu lugar no ranking mundial com a 22º posição. As exposições brasileiras tiveram entrada gratuita.

O holândes M. C. Escher é conhecido por seu padrões geométricos e construções que brincam com efeitos de ilusão de ótica. A exposição no CCB contou com 92 trabalhos entre gravura originais e desenhos, incluindo os mais conhecidos do artista. Suas xilogravuras e litografias serviram de base ainda para as instalações que permitiam a interação do público. 


*Confira o TOP 20 completo e os outros rankings de arte 2011 do The Art Newspaper aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas