Molduras Coloridas - Como e Onde Usar

Foi-se o tempo que a cor da moldura deveria ser neutra em todos os quadros. Designers de interior e arquitetos têm aproveitado cada vez mais o colorido destas peças para criar contrastes e pontos de destaque nos ambientes. O resultado da tendência foi uma explosão de cores e o surgimento de inúmeras possibilidades para quem curte um espaço contemporâneo e descolado.

Veja algumas dicas de como e onde utilizar molduras coloridas:

1) Quebre a monotonia sem sobrecarregar: sim, é possível montar um espaço clean e evitar aquele jeito de ambiente frio e impessoal. O truque é escolher molduras em cores vibrantes (vermelho, verde, amarelo, azul...), combiná-las com fotos em preto e branco (para não pesar) e trabalhar isso em linhas retas, tanto na forma da moldura quanto na disposição  dos quadros na parede, a exemplo do espaço abaixo.



2) Misture quadros neutros e coloridos: molduras coloridas (em especial as de tons quentes, como vermelho e amarelo) ganham destaque perto de outras mais neutras. Em uma parede com muitos quadros emoldurados em preto, branco ou cinza, evitam que o observador se canse logo, pois direcionam o olhar de um canto a outro, criando as chamadas "linhas de força". Um jeito bacana de dizer ao cérebro que apesar da constância dos tons neutros, as peças emolduradas são diferentes entre si.




3) Uma cor como referência: As cores transmitem sensações (fome, sono, agitação...) e revelam estados de espírito (delicadeza, força, alegria...) que podem formar a identidade de uma casa ou escritório. Trabalhe diversos objetos em tons de uma mesma cor, incluindo nas molduras, e deixe os tons brancos, pretos, marrons e cinzas para paredes e móveis. Como a base do ambiente neutra, é possível alterar o estilo sem grande esforço, apenas susbstituindo os objetos por outros de outra cor.


 4)  Total Color: Mais, às vezes, é mais. Ambientes totalmente colorido são complexos de montar, mas se bem planejados, podem ter um resultado inovador e bastante agradável. Como neste, onde o espelho recebeu uma moldura azul do mesmo tom de algumas flores e cadeiras - as diferentes cores desta cartela criam um jogo interessante com as texturas e objetos, tornando cada objeto especial para a composição.



5) Monocromáticos (o falso neutro): Ambientes com uma cor predominante podem ser cansativos, mas com os objetos certos, podem ser surpreendentes e marcantes, como nesse ateliê todo em rosa com alguns toques de marrom. A moldura colorida tem o mesmo tom da parede e, apesar da cor, fica neutra no ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas