WikiPaintings - A enciclopédia online de artes visuais

Ainda é uma versão beta, mas a WikiPaintings é um verdadeiro sonho de consumo para os apaixonados por artes. Gratuito e colaborativo, o projeto é uma fonte complementar de livros e que não consome espaço nem gera custo para o usuário.



Cada verbete traz a ficha do artista e da obra com data, nome do material, tamanho e onde está - informações essenciais, mas muito raras na avalanche de reproduções soltas na internet.



Segundo o site, 75 mil obras já estão disponíveis. A enciclopédia virtual disponibiliza também em cada post  abas com cronologia em imagens do estilo e com outras obras similares em ordem alfabética.



Direitos Autorais - O site apresenta tanto obras de domínio público quanto as que são protegidas por direitos autorais, seguindo o princípio do uso justo. A WikiPainting publica obras com copyrigth que se encaixam em quatro critérios: são historicamente significativas; são usadas para fins informativos e educativos; estão disponíveis na internet; e as cópias estnao em baixa resolução impedindo a reprodução com fim comercial.


Se ainda assim o autor não concorda, basta solicitar à Wiki para remover seu trabalho - o que cá entre nós, não é muito inteligente para quem quer ver seu trabalho conhecido e reconhecido pelo público.

Como funciona - Na página inicial do Wiki Paintings você pode procurar obras por nome do artista, estilo, gênero, técnica, popularidade ou aleatoriamente. Incrita como .org, o site não tem fins lucrativos, não contém anúncios e a manutenção é toda paga pelos usuários.






As informações seguem o princípio "Wiki", no qual o preenchimento e edição de verbetes é feito por voluntários - a qualidade do conteúdo fica por conta dos chamados "moderadores" e para participar é só solicitar um convite na própria página.


Gostou? Também dá para acompanhar o WikiPainting nas redes sociais: Facebook e Twitter.




Comentários

Postagens mais visitadas