Quem inventou a tela?

Por muito tempo as paredes foram os principais suportes da pintura. Das cavernas aos afrescos, os artistas das eras mais antigas estiveram sempre presos a materiais pesados e difíceis de manusear fora de oficinas e ateliês. Algumas tentativas sobre tecido solto e sobre madeira ajudaram a compor muitos quadros da Idade Média.

Mas foi o uso de tecidos esticados sobre uma base madeira que fizeram a verdadeira revolução das artes. Geradas quase simultaneamente ao pensamento renascentista europeu, que "criou" a ideia de artista que conhecemos hoje, as primeiras telas surgiram no final do século XIV.


"Madonna e Criança com São José"[1522], de Ludovico Mazzolino. Onde: Inglaterra, acervo particular.
A novidade permitiu a agilidade da produção artística, dando mobilidade aos pintores para que estes pudessem pintar paisagens e pessoas ao ar livre ou em seus ambientes pessoais. A memória e a imaginação do artista ganhavam como ajudante a dimensão do "tempo real" em uma época em que a fotografia ainda nem sonhava em surgir. 

A tela promoveu a técnica da paisagem e ajudou a documentar o cotidiano e o espaço íntimo da sociedade moderna. Foi muito empregada pelos vanguardistas artistas de Veneza, mas coexistiu por muitos anos com a pintura sobre madeira.


Os exemplares de tela mais antigos de que se tem registro são do início do séc. XV e incluem obras como a "Madona com anjos", pintura francesa de 1410 que hoje é conservada na galeria alemã Gemäldegalerie, em Berlim. A imagem é uma das poucas sobreviventes do período.




Gemäldegalerie, Berlim.







Comentários

Postagens mais visitadas